Avançar para o conteúdo principal

Roupa é vida não a descartes.

 
 
Oi tudo bem por ai? Hoje tive que ir ao centro comercial fazer uma troca de uns ténis de um familiar e pude ver que muitas lojas já têm promoções de 50% . A loucura dos saldos e promoções vai começar. Não pensem que eu sou contra a comprar roupa, nada disso, sou apenas a favor de comprar o que realmente é mesmo preciso. Faço consultoria de imagem e muitas vezes tenho que ir com as clientes as compras quando é realmente necessário. Desde o dia 2 de Janeiro que não compro uma peças de roupa e tenho vivido com o que havia no meu guarda roupa até então e ainda estou viva. Custou um pouco ao inicio sim, mas agora passo bem sem comprar. A credito que no fim do ano vou voltar a comprar mas de uma outra maneira que mais la para a frente vos explicarei.
Apenas vos quero alertar para algumas situações antes de fazerem as vossas compras, comprem mas de forma consciente. Sabiam que são produzidos 80 biliões de peças de roupa por ano em todo o mundo? E que 30% das peças que estão no nosso guarda roupa não são usadas?
Desses 80 biliões nem todas as roupas não chegam as lojas para serem vendias, assim 24 biliões de roupa transforma-se em entulho.
Já pensaram que o que vestimos é vida? Sabiam que para fazer umas calças de ganga é preciso gastar 10 mil litros de água? O que é igual a uma pessoa beber 2 litros de água todos os dias durante 15 anos. Lembrem-se das campanhas para economizar água e dos nossos familiares lá em casa sempre a chamar á atenção para não deixar as torneiras abertas? Um dia ela acaba. Então de que serve ter 6 pares de calças de ganga no nosso guarda roupa se apenas vestimos 3 delas? Quantos litros de água foram gastos para estarem ali parados sem uso? Isso também é desperdiçar água. Haveria mais exemplos para dar sobre a água.
Vamos agora ao plástico, lembrem-se que sempre que vamos ao supermercado temos que para por um saco de plástico que é proveniente do petróleo. Faz-se imensas companhas para deixar de se utilizar os sacos com outras alternativas, mas muitas das peças que tu compras são plástico, provenientes do petróleo nas suas fibras sintéticas. Tu vestes plástico.
A maior parte dos bens que adquirimos, os preços tendem a aumentar e nas roupas passa-se o contrario com o aparecimento de cadeias de fast fashion com preços muito baixos. Se uma peças de roupa custa 5€ e veio lá da China por exemplo, quanto é que o trabalhador ganhou para fazer essa peça? Se os preços são baixos a exploração aumenta. Mas isto não se passa apenas nas lojas com preços acessíveis em outras grandes marcas de fast fashion acontece o mesmo. Como os seus pedidos de encomenda são enormes ás fabricas que não conseguem dar vazão a tudo, contratam outras fabricas a preços mais baixos para conseguirem entregar a encomenda a tempo e horas. Já pensaram quanto ganha o dono da cadeia e o trabalhador que fez a peça? 
Havia mais coisas para dizer mas o post ficaria enorme e vocês não o iam ler até ao fim. Assim amanhã farei outro post com ideias para vos ajudar a não comprar tanto e a pensarem na roupa de outra maneira que uma peça de descarte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dress code festas

Olá minhas queridas o post de hoje é sobre dress code. Espero que vos seja útil nalguma ocasião da vossa vida.

O que é um dress code?
 É um código de como vestir, um guia de como as pessoas se devem vestir em determinadas situações, adequando sempre ao seu estilo pessoal. É sempre importante saber a hora, local e quem vai estar presente no evento. Para que as cores, brilhos e sapatos estejam de acordo.

Casual Chic:
-O dress code casual chic pode ser confundido com um estilo pessoal. Caracteriza-se pela combinação de materiais nobres como a seda e caxemira em  contraste com a sarja, algodão e ganga. Pode-se combinar peças estruturadas com outras mais moles ou fluidas.

Para eles




Para elas 




Smart Casual/ Business Casual:
-Este dress code é o típico arranjadinho que nunca nos deixa ficar mal. O smart Jacket é a peça chave para o look como os blazer, casacos de tweed ou malha. A ganga não é permitida em ambos os sexos. Assim as calças e saias devem ter um ar mais clássico. A pele é permitida, …

Dica: Segunda pele.

Olá tudo bem por ai, já chove por aqui. Com o vento que estava hoje só podia dar nisto, chuva muita chuva. Pois bem, como o blog não vive só do desafio de passar um ano sem comprar, vim partilhar uma dica com vocês. Este natal fui para o norte perto de Viseu. Estava um frio de rachar que não se podia. Eu como não gosto muito de vestir camadas, muita roupa começa a fazer me impressão e não me consigo mexer.

O que diz a etiqueta da tua roupa? Poliester ou algodão ?

Olá tudo bem por ai? Aqui estou para mais um post hoje sobre um assunto que acho que a maioria das pessoas não dão muito atenção, que eu acho muito importante. Mais uma vez pergunto, costumam olhar para as etiquetas antes de comprar a vossa roupa? Isto porque o nosso dinheiro que custa a ganhar deve ser bem investido, quanto mais na roupa já não falando do consumismo desenfreado. Já devem ter visto um post sobre isso aqui no blog. Existem peças de roupa lindíssimas e caríssimas que podem ser feitas de poliéster e baratíssimas e de má qualidade. O mesmo acontece com o algodão em que o qua difere é a sua qualidade que é altíssima. Muitas vezes já vos devem ter acontecido a roupa estragar e não durar muito, virão a composição da etiqueta da roupa? Deixem de compara gato por lebre e a investir o vosso dinheiro em peças de roupa que valem a pena, sejam mais conscientes. Assim passo a explicar a diferença entre o poliéster e o algodão e as suas vantagens e desvantagens. O poliéster é comp…