consultoria de imagem

O que diz a etiqueta da tua roupa? Poliester ou algodão ?

maio 11, 2016

 
 
Olá tudo bem por ai? Aqui estou para mais um post hoje sobre um assunto que acho que a maioria das pessoas não dão muito atenção, que eu acho muito importante. Mais uma vez pergunto, costumam olhar para as etiquetas antes de comprar a vossa roupa? Isto porque o nosso dinheiro que custa a ganhar deve ser bem investido, quanto mais na roupa já não falando do consumismo desenfreado. Já devem ter visto um post sobre isso aqui no blog.
Existem peças de roupa lindíssimas e caríssimas que podem ser feitas de poliéster e baratíssimas e de má qualidade. O mesmo acontece com o algodão em que o qua difere é a sua qualidade que é altíssima. Muitas vezes já vos devem ter acontecido a roupa estragar e não durar muito, virão a composição da etiqueta da roupa? Deixem de compara gato por lebre e a investir o vosso dinheiro em peças de roupa que valem a pena, sejam mais conscientes.
 
 
Assim passo a explicar a diferença entre o poliéster e o algodão e as suas vantagens e desvantagens. O poliéster é composto por produtos químicos naturais  como a cutina e sintético policarbonato e polibutirato. Assim como o poliéster a viscose, nylon, acetato, acrílico, poliuretano, elastano e poliamida são outros compostos sintéticos existentes a composição das roupas. Tecidos e malhas feitos com fios de fibra de poliéster são usados essencialmente na confeção de peças de roupa, têxteis para o lar e muito mais.
 Algumas das desvantagens do poliéster são o toque, menos natural em relação a roupa feita com fibra natural. Aquece muito, não deixando entrar o ar nos dias de calor quando a pessoa transpira, A transpiração é absorvida pela roupa, dando origem ao mau cheiro. Pode queimar com a passagem a ferro, não sendo resistente a altas temperaturas. Têm uma menor durabilidade e ganha borboto mais facilmente.
Contudo este sintético também têm as suas vantagem não amarota facilmente. Têm uma maior retenção de cor, não desbota facilmente. Seca rapidamente a quando da lavagem.
 
 
Falemos agora do algodão é uma fibra natural colhida á mão ou com a ajuda de maquinas e livre de impurezas. O algodão pode variar na sua qualidade devido ao comprimento da fibra do algodoeiro, quanto maior mais qualidade têm. Podemos juntar ao algodão a seda, lã e linho outras fibras naturais existentes.
Vantagens do algodão são a sua durabilidade se forem bem tratados que por consequência resistem a lavagem e passagem a ferro de acordo com as instruções da etiqueta. Não aquece, deixando passar o ar permitido que o calor do nosso corpo saia, assim a peças de roupa torna-se mais fresca. A sessação térmica é melhor não deixa cheio. Melhor aparência e toque e não têm brilho 100% natural e resistente a altas temperaturas.. Contudo também têm as suas desvantagem e uma delas é enrolar-se muito, facilmente fica enrugado. Têm que ser muito bem cuidado para poder durar mais. Alarga como também pode encolher com as lavagens, depende do tratamento.
 
Assim muitas das vezes nas etiquetas podemos ver a mistura do poliéster com o algodão para obter o melhor dos dois mundo. Ai devemos ter em atenção se o tecido têm maior percentagem de fibra natural ou sintética para não comprar gato por lebre. Tomem atenção ao que andam a compra e perceber o porque das vossas peças durarem muito ou pouco e a ralação peço qualidade.

Obrigada

You Might Also Like

0 comentários